segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Chad Stuart and Jeremy Clyde - Of Cabbages and Kings


A dupla inglesa Chad Stuart & Jeremy Clyde é mais conhecida pelo pop rock dos anos 60, num estilo Peter & Gordon ou Simon & Garfunkel, nas suas músicas mais folk. Porém, 1967 foi um ano de mudanças radicais para esse duo, que quis se livrar da reputação de duo pop e cair de cabeça em um projeto psicodélico ambicioso. Os dois músicos, influenciados pela cena psicodélica de San Francisco, para onde haviam mudado, resolveram adicionar elementos inovadores à música da dupla. Além da instrumentação característica, a dupla resolveu inovar na forma de suas músicas e acabou criando um dos álbuns mais inovadores do ano de 1967, o que é muito valioso, uma vez que 1967 foi o ano que viu álbums como Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, The Piper at the Gates of Dawn, do Pink Floyd, Days of Future Passed, dos Moody Blues, Are You Experienced? do Hendrix, Thoughts of Emerlist Davjack do Nice, Disraeli Gears do Cream, Forever Changes do Love, Surrealistic Pillow do Jefferson Airplane (todos que serão resenhados futuramente no blog), entre outros.

Of Cabbages and Kings é um disco excelente de psicodelia, e a primeira música, Rest In Piece, com seus quase 7 minutos, já mostra todo o poder da dupla. A música é folk, com uso de sitar indiano, flautas, teclados e excelentes arranjos orquestrais, totalmente integrados com a música, feitos por Chad Stuart. Essa, aliás, é a característica mais marcante do álbum, pois os arranjos orquestrais estão completamente integrados com a música e são tratados como instrumentos quaisquer, numa versatilidade nunca vista antes no rock. Rest In Piece também tem várias mudanças. Em seguida vêm 5 músicas mais comerciais, mas sendo pops psicodélicos de alta qualidade. As baladas Can I See You e I'll Get Around to It When and If I Can são lindíssimas, enquanto Family Way possui uma letra em forma de piada, sobre um homem que tenta convencer a família da namorada, que não gosta dele, a permitir o casamento dos dois. O que se revela durante a música é que eles tinham que casar pois a namorada estava grávida e quando o pai da moça descobre, oferece passagens aos dois para Moçambique, para não "manchar a reputação" da família.

Mas a verdadeira jóia do disco é a suite de 26 minutos, entitulada The Progress Suite. Dividida em cinco partes, a música possui influências clássicas, folk, psicodélicas e avant-garde. Ela é cheia de orquestrações e colagem de sons, misturadas com rock psicodélico e folk-rock. Sem dúvida é uma música única e mostra como esses caras estavam à frente do seu tempo.

Ficha Técnica

Chad Stuart & Jeremy Clyde - Of Cabbages and Kings
1967 - Columbia
Produtor: Gary Usher

1- Rest In Peace (Stuart) 6:47
2- The Gentle Cold of Dawn (Clyde) 3:50
3- The Busman Holiday (Clyde) 3:23
4- Can I See You ((Clyde) 3:49
5- Family Way (Clyde) 2:45
6- I'll Get Around to It When and If I Can (James William Guercio) 2:34
7- The Progress Suite (Stuart/Clyde)
a. Prologue 5:49
b. Decline 4:07
c. Editorial 2:54
d. Fall 8:33
e. Epilogue 5:05

Chad Stuart - guitarra, violão, banjo, cravo, orgão, tpiano, ukelin, sitar, vocais e arranjos
Jeremy Clyde - vocais, guitarras, percussão

+ músicos de estúdio não creditados: metais, cordas, baixo, percussão

Avaliação Classic Rock Archives - 5 estrelas

Nenhum comentário: