
Depois de um bom álbum de estréia que passou despercebido pela crítica e pelo público americano, Paul Simon e Arthur Garfunkel desfizeram a dupla que mantinham desde jovens. A dupla parecia fadada ao ostracismo, uma vez que Paul Simon embarcou para a Inglaterra para tentar carreira solo, onde gravou um álbum que também não recebeu muita atenção.
Entretanto, um produtor espertinho resolveu remixar uma música da dupla que estava recebendo um pouco de atenção em algumas rádios americanas. O produtor incluiu baixo, guitarra e bateria na canção Sounds of Silence, para dar um toque mais folk-rock à canção originalmente folk acústica e relançou-a sem a permissão dos artistas. E para a sorte da ex-dupla, essa versão emplacou no mercado americano, fazendo com que Simon voltasse para os EUA a fim de ressucitar a parceria com seu amigo de longa data Garfunkel. Dessa reunião, saiu o álbum Sounds of Silence, que alçou a dupla ao estrelato e se tornou um clássico do folk-rock.
Além da já mencionada Sounds of Silence, o álbum contou com um conjunto de músicas folk tradicionais, folk-rock e até com um pé na psicodelia. Das músicas folk tradicionais, destaque para Kathy's Song, uma homenagem para a namorada de Paul Simon, que preferiu ficar na Inglaterra quando Simon decidiu voltar para os Estados Unidos e encerrou o relacionamento dos dois. Ela seria tema recorrente nas músicas de Simon durante algum tempo. Anji é uma instrumental bem interessante, mostrando todo o talento de Simon com o violão. Há uma seqüência curiosa de duas músicas seguidas sobre o tema de suicídio. Richard Cory tem um clima bem folk-rock de protesto, similar ao Dylan em sua fase eletrificada. Já A Most Peculiar Man é bem mais melódica, com belo arranjo de órgão, violão e vocais, dando um ar bem triste para a música. Já a última música também foi um grande sucesso para a banda, o folk-rock the I Am a Rock.
Com esse disco, os nomes de Paul Simon e Arthur Garfunkel foram marcados na história do rock e eles se tornaram uns dos artistas mais influentes do fim da década de 60.
Simon & Garfunkel - Sounds of Silence
1966 - Columbia
Produtor: Bob Johnston
1- The Sound of Silence (Simon) 3:08
2- Leaves That Are Green (Simon) 2:23
3- Blessed (Simon) 3:16
4- Kathy's Song (Simon) 3:21
5- Somewhere They Can't Find Me (Simon) 2:37
6- Anji (Davey Graham) 2:17
7- Richard Cory (Simon) 2:57
8- A Most Peculiar Man (Simon) 2:34
9- April Come She Will (Simon) 1:51
10- We've Got a Groovey Thing Goin' (Simon) 2:00
11- I Am a Rock (Simon) 2:50
- Paul Simon: vocais, violão
- Art Garfunkel: vocais
- Glen Campbell: guitarra
- Hal Blaine: Bateria e percussão
+ músicos não creditados: orgão, cravo, metais, baixo
Avaliação Classic Rock Archives: 4 estrelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário